Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Ciências da Informação

Área do conteúdo

Seleção para novos membros do Grupo de Pesquisa CMAI – 2024

Data de publicação: 25 de março de 2024. Categoria: Editais, Notícias

O Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI), certificado pelo CNPq, vinculado ao Departamento de Ciências da Informação e ao Programa de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem como líderes as professoras Maria Giovanna Guedes Farias e Gabriela Belmont de Farias, está selecionando novos membros para participarem por doze meses do CMAI, podendo ser prorrogado esse prazo por mais um ano.

O objetivo do grupo CMAI se concentra em aprofundar percepções teóricas e práticas da Ciência da Informação, Biblioteconomia e áreas correlatas, que dialoguem com as temáticas oriundas da sociedade contemporânea. As repercussões do grupo estão focadas em um sistema aberto de retroalimentação constante, no qual reflexões se interrelacionam com as práticas, direcionadas para a consolidação da comunidade científica e profissionais mais atuantes, criativos, motivados, inovadores e protagonistas. O grupo reúne pesquisadores, alunos e profissionais interessados em investigar objetos de estudo que dialogam com as teorias basilares do CMAI, quais sejam: Competência em Informação e Midiática; Desinformação; Comunicação e Divulgação Científica; Mediação, visando propor diagnósticos, reflexões, ações e modelos que atendam as demandas sociais.

As vagas do CMAI estão abertas para os seguintes perfis:

a) ser técnico administrativo em educação (TAE) de instituições públicas de ensino superior do estado do Ceará; ou;

b) ser egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFC).

É obrigatório apresentar currículo lattes atualizado, e uma proposta de pesquisa que corresponda a doze meses de atividades a serem realizadas no âmbito do CMAI. Esta proposta deve conter introdução, justificativa, questão norteadora, objetivos e metodologia (estudo de caso ou revisão sistemática). A proposta deve ser formatada em no máximo três páginas, identificar se está destinada a linha 1 “Competências infocomunicacionais de grupos de pesquisa; engajamento científico nas redes sociais; e desinformação” ou a Linha 2 “Comunicação científica, divulgação e popularização da ciência, percepção pública da ciência e observatório científico”.

As fases da seleção contemplam a análise da ficha de inscrição, uma entrevista na modalidade remota com as líderes do CMAI e a análise do currículo, conforme calendário abaixo.

Cronograma de seleção

Inscrições via formulário* – 25/03/2024 a 10/04/2024 – por meio do link

Divulgação das inscrições homologadas (no site do PPGCI e do DCINF/UFC) – 15/04/2024

Entrevistas na modalidade remota – 17/04/2024

Análise curricular – 18/04/2024

Divulgação do resultado final (no site do PPGCI e do DCINF/UFC) – 22/04/2024

 

*Os dados inseridos no formulário de inscrição são de uso exclusivo para fins de seleção de novos membros do Grupo de Pesquisa CMAI.

Acessar Ir para o topo