Projetos de Extensão
PodArtigos – Coordenadora: Profa. Cyntia Chaves (cyntiachaves@ufc.br)
Descrição: PodArtigos é um projeto de extensão amparado nos princípios da comunicação científica, por meio da oferta de um serviço de informação inovador, cujo catálogo deve incluir gravações em formato de áudio sobre artigos científicos publicados no campo da Ciência da Informação, Biblioteconomia e áreas correlatas. Suas ações pretendem beneficiar docentes, discentes, comunidade acadêmica de modo geral, profissionais direta ou indiretamente ligados à Biblioteconomia, Ciência da Informação e áreas afins, e quaisquer usuários interessados pelo conteúdo publicado.
Seminários de Informação – Coordenadora: Profa. Maria de Fátima Oliveira Costa (fatimaocosta@ufc.br)
Descrição: Este projeto é pensado e desenvolvido na disciplina de Estudo de comunidade e de usuários, pelos alunos do curso de Biblioteconomia da UFC, em que é dedicado duas horas para a prática de extensão, organizado pelos alunos e coordenado pela professora da disciplina. O Seminário de Informação, é uma ação de extensão, já está sendo planejado o 47ª edição, correspondendo a 2024.1, em que acontece todo semestre na graduação sob a responsabilidade da professora titular dessa disciplina. Deixou de ser realizado apenas em 2018 porque a referida docente se encontrava afastada para cursar pós-doutorado na USP em São Paulo. Esta ação é organizada semestralmente, pelo sexto semestre, levando para a sociedade, os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos estudantes do Curso de Biblioteconomia, na disciplina de Estudo de comunidade e de Usuários, além de levar ao público, experiências diversas. A articulação é feita contemplando instituições e comunidades interessadas, isto é, aquelas que servem de campo e apoio para o desenvolvimento dos trabalhos realizados pelos alunos. As associações de bairros; Instituições públicas e particulares; outras Organizações oficiais e não governamentais, dentre outros espaços permanentemente trabalhados, também nos estágios, com o intuito de divulgar e interagir ações desenvolvidas pelos alunos, e por último integrando também os da pós-graduação, abertas para o público em geral. A relevância deste projeto é destacar as contribuições que os estudantes podem oferecer a sociedade conforme o exposto anteriormente, além de disseminar cada vez mais estudos em prol do desenvolvimento local, mostrando resposta social. Informo ainda que os dois últimos, em 2021, se realizaram de modo remoto pelo Youtube mediado pelo Plurisaberes da BCH. O público destinado inicialmente era apenas dos estudantes das universidades e docentes, depois foi estendendo para outras instituições, até porque são trabalhados temas de interesse geral do público cearense.
Seminários de Cultura e Mídia – Coordenador: Prof. Luiz Tadeu Feitosa (tadeu.feitosa62@ufc.br)
Objetivo geral: Analisar o banco de dados dos Seminários Cultura e Mídia (SC&M) para a produção intelectual, técnica, artística e editorial, a saber: e-book memorial dos seminários, além de revista e mídias eletrônicas, oficinas e treinamentos, material didático e afins. Como objetivos específicos temos:
• Analisar e categorizar fotos, áudios, vídeos, materiais veiculados na mídia, entrevistas de convidados, portfólios dos alunos, com vistas às produções em lide e suas caraterísticas específicas;
• Construir e aplicar o planejamento editorial aos produtos e o planejamento de mídia para suas difusões e compartilhamentos com alunos da graduação e pós-graduação e a sociedade;
• Capacitar alunos da graduação e da pós-graduação para as demandas em lide e o planejamento estratégico de ações de extensão a serem feitas junto à sociedade;
• Produzir para o banco de dados já existente novas categorias, conforme os produtos feitos, suas especificidades, características e objetivos de pesquisa e difusão.
Conservação de documentos em suporte papel: práticas para a comunidade – Coordenadora: Profa. Lídia Eugenia Cavalcante (lidia@ufc.br)
Descrição: O Laboratorio de Preservação, Conservação e Restauro de Acervos (LABPRES) é um equipamento do Departamento de Ciências da Informação voltado tanto para a formação acadêmica dos estudantes do curso de Biblioteconomia quanto para proporcionar aos profissionais que atuam em bibliotecas no Estado do Ceará competências técnicas para o desenvolvimento de ações de higienização e conservação de documentos, especialmente em papel. No que tange à perspectiva acadêmica, este projeto pretende permitir que os estudantes do curso de Biblioteconomia contribuam com a sociedade para se aperfeiçoarem no exercício profissional mediante práticas extensionistas. Em relação à relevância social, entende-se que se trata de um campo de atuação pouco desenvolvido e de muita demanda, especialmente para as bibliotecas públicas e comunitárias. Além disso, entendemos que esse trabalho, desenvolvido pelo Labpres possui importante papel para a conscientização de instituições de preservação da memória sobre os cuidados básicos necessários para minimizar causas de degradação de documentos, bem como para se evitar sinistros e a redução de danos que podem ser causados tanto por situações inesperadas, a exemplo de inundações e incêndios. Como objetivo geral pretende-se contribuir com o acompanhamento de bibliotecas comunitárias tanto na formação técnica das pessoas que atuam nesses espaços no que concerne à conservação de acervos quanto no acompanhamento e desenvolvimento de ações e de medidas corretivas de recuperação de documentos. O público prioritário dessa ação de extensão são os profissionais que atuam em bibliotecas, unidades de informação, arquivos e demais instituições responsáveis pela salvaguarda da memória documental. A partir desse trabalho, espera-se como resultados que o projeto possa contribuir na formação de pessoal qualificado apto para o planejamento e a tomada de decisão no que concerne ao tratamento de acervos documentais.
Café com CI – Coordenadora: Profa. Isaura Nelsivânia Sombra (isombra@ufc.br)
Descrição: O Café com CI é um projeto de extensão que visa a divulgação científica entre a comunidade externa e estudantil no que se refere aos diversos temas de aplicações de Ciência da Informação. O projeto se dá através de palestras mensais, abertas a todo público e seu objetivo maior é o combate à evasão escolar. Desta forma, pretende-se:1.Incentivar a autonomia intelectual dos estudantes, através de sugestão de temas para palestras a serem ministradas pelos mesmos, devidamente orientados. 2.Incentivar estudos inter e multidisciplinares. 3.Incentivar a assiduidade às oportunas palestras de bibliotecários e pesquisadores de instituições públicas e privadas que possam colaborar neste projeto, via explanação de suas ações profissionais.
Comunicação pública do conhecimento científico e tecnológico no âmbito do ProextPG/UFC – Coordenadora: Profa. Maria Giovanna Guedes Farias (giovannaguedes@ufc.br)
Objetivo geral: Promover a comunicação pública do conhecimento científico e tecnológico produzido pelos projetos aprovados do ProextPG da Universidade Federal do Ceará.
Biblioteca-Laboratório do Curso de Biblioteconomia (LaBib): espaço de ensino e aprendizagem – Coordenadora: Profa. Maria Áurea Montenegro Albuquerque Guerra (aureamag@ufc.br)
Descrição: O projeto em tela visa dinamizar o espaço informacional denominado de LABIB – Biblioteca Laboratório Prof. Antônio Martins Filho por meio da gestão, organização e tratamento do acervo bibliográfico de forma automatizada, dentro dos padrões biblioteconômicos através das seguintes atividades: tombar, catalogar e registrar em software de gerenciamento de acervos; ações de melhor aproveitamento da coleção; elaborando um projeto de gestão incluindo: plajejamento estratégico, marketing, empreendedorismo, além do diálogo entre as diferentes disciplinas do curso de Biblioteconomia, para ampla utilização das potencialidades da LABIB no âmbito do ensino-aprendizagem. Esperamos que o LABIB se torne um espaço de práticas e treinamento inerentes ao cotidiano da formação dos alunos, potencializando sua utilização como espaço de interação acadêmica para os diferentes cursos do Centro de Humanidades.
Digitalização da documentação do Centro Acadêmico de Biblioteconomia – Coordenador: Prof. Hamilton Rodrigues Tabosa (hamilton.rt@ufc.br)
Objetivo geral: preservar e dar visibilidade ao acervo histórico do Centro Acadêmico de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da digitalização de documentos de grande valor histórico, institucional e acadêmico. Essa iniciativa visa garantir a preservação do patrimônio documental do Centro Acadêmico, facilitar o acesso à informação e promover a memória institucional.
Ações Socioculturais em Bibliotecas Comunitárias – Coordenador: Prof. Hamilton Rodrigues Tabosa (hamilton.rt@ufc.br)
Objetivo geral: promover a interação entre alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e comunidades locais, por meio da realização de atividades socioculturais em bibliotecas comunitárias. Essa iniciativa visa fortalecer o papel da biblioteca como espaço de conhecimento, cultura e inclusão social, além de proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolver habilidades práticas na área da Biblioteconomia.
Normalizadores – Coordenador: Prof. Hamilton Rodrigues Tabosa (hamilton.rt@ufc.br)
Objetivo geral: capacitar estudantes da UFC nas normas da ABNT para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Através de oficinas e workshops, pretendemos auxiliar os alunos a produzirem trabalhos de alta qualidade, facilitando a comunicação científica e contribuindo para sua formação acadêmica.
Coordenador: Prof. Hamilton Rodrigues Tabosa (hamilton.rt@ufc.br)
Recuperação de informação em bancos de dados educacionais para o ENEM – Coordenador: Prof. Hamilton Rodrigues Tabosa (hamilton.rt@ufc.br)
Objetivo geral: realização de seminários de capacitação em busca de informação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), direcionado a alunos do Ensino Médio de escolas públicas em Fortaleza, com o intuito de contribuir para o aprimoramento das habilidades de pesquisa e acesso à informação dos estudantes, visando ao sucesso no exame.
Acompanhando o sucesso acadêmico – Coordenador: Prof. Hamilton Rodrigues Tabosa (hamilton.rt@ufc.br)
Objetivo geral: promover um programa de tutoria em que estudantes veteranos atuarão como mentores para outros estudantes que apresentem algum tipo de deficiência e necessidade de apoio nas atividades acadêmicas. A ideia é oferecer auxílio personalizado nas atividades acadêmicas, facilitando na adaptação ao ambiente universitário, no desenvolvimento de habilidades de estudo e na resolução de dúvidas.
Divulgação científica digital: conectando a Ciência da Informação à comunidade e à sociedade acadêmica da UFC – Coordenadora: Profa. Mayra Mesquita (mayra.mesquita@ufc.br)
Descrição: Esse projeto de extensão visa promover a divulgação científica por meio de processos midiáticos on-line, contemplando pesquisas, produtos e serviços desenvolvidos pelos docentes, discentes e laboratórios do Departamento de Ciências da Informação, voltados para as áreas de informação, tecnologia, artes, cultura, entre outros, além da oferta de treinamentos e workshops para capacitar os membros da comunidade. As atividades serão desenvolvidas por estudantes do curso de Biblioteconomia, sob a orientação de um professor da área e seguirão as seguintes etapas: desenvolvimento de conteúdo, divulgação, interação com o público, apoio e consultoria, campanhas de divulgação e parcerias estratégicas. Como resultados buscaremos alcançar o aumento significativo na visibilidade e no alcance das pesquisas e projetos do departamento por meio de uma comunicação digital eficaz, o maior engajamento e interação com o público e a comunidade acadêmica, resultando em uma disseminação mais ampla do conhecimento, além do desenvolvimento de recursos com a criação de um conjunto de materiais educativos e recursos digitais que serão como referência para a comunicação científica e o estabelecimento de parcerias duradouras com mídias e plataformas digitais, beneficiando a divulgação contínua das atividades e pesquisas do departamento.
Marketing e engajamento na Biblioteca-laboratório Ivone Bastos Bomfim Andrade (LABIB): fortalecendo a imagem e a conexão com a comunidade universitária – Coordenadora: Cristiane Alves Silva (cristiane_alves@ufc.br)
Descrição: Visa impulsionar a imagem da unidade de informação Biblioteca-laboratório Ivone Bastos Bomfim Andrade-LABIB objetivando fortalecer sua presença junto a comunidade acadêmica. Focalizando em métodos de marketing informacional, que faz parte do processo gerencial, de modo a contribuir com ensino-aprendizagem dos estudantes do Curso de Biblioteconomia. A metodologia implementará plano de marketing, elaboração de briefing para criação de conteúdo, criação de postagens, vídeos etc. e monitoramento de métricas de alcance. As ações propostas visam a qualidade e ampliação de produtos e serviços da LABIB, conhecendo e sendo reconhecida pela comunidade acadêmica. Além disso, pretende-se contribuir com a formação de excelência dos estudantes do Curso de Biblioteconomia, com a oferta de atividades como oficinas, minicursos, eventos etc. que possam agregar valor à comunidade acadêmica e das proximidades. Ademais, a LABIB, reforça em seu espaço o referencial teórico-prático, oferecendo aos estudantes do Curso de Biblioteconomia uma visão holística de sua profissão. A LABIB, desta forma, projeta sua imagem, tendo a valorização e reconhecimento junto a comunidade acadêmica e comunidade local.
Laboratório de mediação de leitura – Coordenadora: Profa. Laiana Sousa (laiana.sousa@ufc.br)
Descrição: O Laboratório de Mediação de Leitura (LabMed) é uma proposta de extensão do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), que visa promover a leitura crítica e reflexiva por meio de variadas práticas de mediação, estruturadas em eixos específicos de atuação. O projeto pretende formar mediadores capacitados para atuar em diversos contextos, como escolas e bibliotecas comunitárias, e promover a capacitação contínua dos bolsistas e participantes por meio de encontros regulares e atividades formativas ao longo do projeto.Com o objetivo de integrar ensino, pesquisa e extensão, o LabMed busca contribuir para a construção de uma cultura leitora reflexiva e inclusiva, preparando futuros profissionais da Biblioteconomia e fortalecendo a democratização do acesso ao conhecimento. A implementação do projeto ocorrerá de março a novembro de 2025, com atividades distribuídas entre a universidade e a comunidade, incluindo a utilização da Biblioteca Laboratório (Labib) para apoio às atividades práticas e de estudo dos bolsistas.
Quem não se comunica, se trumbica: engajamento relacional entre universidade e sociedade – Coordenadora: Profa. Gabriela Belmont (gabriela_belmont@ufc.br)
Descrição: Para promover uma comunicação mais eficiente entre a sociedade e as ações desenvolvidas pelo colegiado do curso de Biblioteconomia e do Departamento de Ciências da Informação, o Projeto de extensão “Quem não se comunica, se trumbica”, realizará uma ação de infocomunicação das ações de ensino-pesquisa- extensão direcionada à sociedade. A ideia é realizar ações midiáticas e interativas e analisar possível aperfeiçoamento na relação entre os diversos grupos da sociedade e sua potencialidade em inserir no ambiente universitário. O projeto surgiu pela demanda dos alunos de graduação e dos docentes do curso de Biblioteconomia, que visa a aproximação da realidade social com as ações realizadas no âmbito do curso de Biblioteconomia e do Departamento de Ciências da Informação na busca de uma assistência de qualidade à sociedade. A comunicação é estratégia básica para a humanização e engajamento relacional entre universidade e sociedade. Consiste em perceber cada ser humano como indivíduo único, com necessidades específicas, desenvolvendo o diálogo entre universidade e sociedade e uma equipe multiprofissional. Promover essa comunicação aprimorada, seja verbal, seja não verbal, diminui a ocorrência de eventos adversos. A Comunicação efetiva é essencial para a prestação do cuidado com a sociedade, ela não é unidirecional. Diante disso, o projeto visa desenvolver ações midiáticas e interativas com a sociedade por meio das mídias sociais, através do perfil @CCB; @DCINF; @CMAI; @RECIDES, @MarédaDesinformação. A ideia é divulgar e sensibilizar a comunidade a participação ativa com as ações de ensino-pesquisa-extensão do curso de Biblioteconomia e do Departamento de Ciências da Informação.
Ciclo de Estudos sobre Desinformação da RECIDES – Coordenadora: Profa. Gabriela Belmont (gabriela_belmont@ufc.br)
Objetivo geral: Promover encontros para discussão sobre desinformação.
Programação:
Encontro 01: 17/09/2024 – Tema: Contexto da desinformação. Convidado: Marco Schneider
Encontro 02: 23 ou 24/09/2024 – Tema: Dinâmicas da desinformação. Convidado: Carlos Alberto Ávila de Araújo
Encontro 03: 21 ou 22/10/2024 – Tema: Começando a traçar estratégias. Convidado: Cláudio Paixão Anastácio de Paula
Encontro 04: 18 ou 19/11/2024 – Tema: Possibilidades na Ciência da Informação para enfrentamento à desinformação e fake news: foco na competência [crítica] em informação. Convidada: Anna Cristina Andrada Brisola.
Organização da Biblioteca do HEMOCE: aperfeiçoamento na gestão da informação e acesso ao conhecimento – Coordenadora: Profa. Mayra Mesquita (mayra.mesquita@ufc.br)
Descrição: Este projeto visa a reorganização e modernização da Biblioteca do HEMOCE com o objetivo de melhorar a gestão do acervo e facilitar o acesso às informações. A iniciativa envolve três bolsistas que atuarão em diferentes fases do projeto, desde o diagnóstico e planejamento até a implementação e capacitação. A metodologia abrange a avaliação do acervo, a reestruturação física e digital, e a capacitação dos usuários. A relação com ensino e pesquisa é direta, pois uma biblioteca bem organizada suporta a eficiência em atividades acadêmicas e de pesquisa. O projeto será monitorado e avaliado com base em indicadores de resultados específicos, garantindo que os objetivos sejam alcançados e a qualidade da biblioteca seja aprimorada.
O uso das mídias sociais como meio de disseminação da informação sobre procedimentos administrativos e acadêmicos do curso de Biblioteconomia – Coordenadora: Fábia Nascimento (secretariaccbufc@gmail.com)
Descrição: O projeto de extensão “O uso das mídias sociais como meio de disseminação da informação sobre procedimentos administrativos e acadêmicos do curso de Biblioteconomia” surge da necessidade de aprimorar a comunicação entre a coordenação do curso e os alunos. Com o avanço das tecnologias digitais e a popularização das mídias sociais, plataformas como Instagram, WhatsApp e YouTube se tornaram ferramentas essenciais para a disseminação rápida e eficaz de informações. Este projeto visa utilizar essas plataformas para informar os alunos sobre procedimentos administrativos, como matrículas, prazos e regulamentos, além de divulgar eventos, palestras e atividades acadêmicas relevantes. Através da produção de conteúdos dinâmicos e interativos, buscamos promover o engajamento dos alunos e facilitar o acesso a informações importantes sobre o curso, como é feito no canal do Youtube (https://youtu.be/czSuuVV4peM), onde procedimentos são explicados com tutoriais. Acreditamos que uma comunicação eficiente e acessível é fundamental para o bom andamento das atividades acadêmicas e administrativas. Com a implementação deste projeto o trabalho que é feito hoje pela secretária do curso e por voluntários, ganhará força de trabalho para a manutenção de todas as mídias sociais utilizadas pelo curso (YouTube, WhatsApp, Instagram), bem como do próprio site institucional do curso.